Revista GIZ

RELEASE- Legado de Paulo Freire, sindicalismo e EaD são destaques da 5ª edição

Atualizada em 10/10/2025 13:18

 

Publicação marca os 85 anos do Sindicato dos Professores de São Paulo e está disponível nas versões digital e impressa.

 

A edição número 5 da Revista GIZ, publicação semestral do Sindicato dos Professores de São Paulo (SinproSP), foi lançada em 2 de outubro, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, em sessão comemorativa aos 85 anos do Sindicato.

 

Com a imagem de Paulo Freire na capa e o lema “Educar, resistir, libertar”, a edição convida o leitor para mais uma viagem pelo universo freireano. A educadora Ana Maria Freire (Nita), companheira de vida do patrono da educação brasileira, participou de debate sobre o legado de Freire, juntamente com os professores Jorge Claudio Ribeiro e Martinho Condini, registrado na seção Memória Viva.

 

A edição também resgata, na editoria Trabalho, a história e importância dos sindicatos na luta pelos direitos dos trabalhadores na sociedade, o que inclui obstáculos e vitórias obtidos pelas ações do SinproSP nas últimas décadas. No Dossiê, depoimentos de diretores e assessores desenham a trajetória do Sindicato dos Professores de São Paulo a partir de 1978, com o país a caminho da redemocratização e em busca de um novo momento político, econômico e social.

 

Uma densa reflexão sobre o papel da categoria docente frente ao novo marco regulatório do ensino à distância na Educação Superior (Decreto 12.456, de 19 de maio de 2025), produzida especialmente para a editoria Educação, é leitura imprescindível aos professores, pesquisadores da educação, estudantes, entidades de classe e movimentos sociais, dada a atualidade e complexidade do tema. O artigo esclarece aspectos técnicos deste marco legal e, ao mesmo tempo, oferece pistas para uma leitura crítica do processo: hoje, a maior parte das matrículas no ensino superior está concentrada na EaD (Educação a Distância) por conta da expansão desenfreada dessa modalidade, nos últimos anos.

 

Esta edição da GIZ foi a última sob coordenação editorial do professor José Salvador Faro, falecido em 29 de setembro. A continuidade do projeto também é uma forma de homenagear quem “deu régua e compasso à revista”, como definiu Ana Luisa Zaniboni Gomes, coordenadora de Comunicação do SinproSP.

 

“Mais que testemunhas oculares de algo que se projetou no tempo, fomos, enquanto categoria, agentes de transformação e de garantia de direitos – compromisso que o SinproSP vem honrando até hoje e que é imperativo que assim o seja também em tempos futuros”, destaca Celso Napolitano, presidente do Sindicato.

 

Acesse aqui a versão digital: https://heyzine.com/flip-book/4a878b81ef.html#page/1

 

 

Assessoria de imprensa do SinproSP: André Merli / (11) 9 9986-3602
Sindicato dos Professores de São Paulo (SinproSP)  |   (11) 5080-5988  |   sinprosp.org.br

.