Legado de Paulo Freire, sindicalismo e EaD são destaques da 5ª edição
A revista GIZ nº 5, lançada na sessão comemorativa de 85 anos do Sindicato, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, em 2 de outubro, já está disponível nas versões digital e impressa. Foi a última GIZ coordenada pelo professor José Salvador Faro, falecido em 29 de setembro.
A edição mergulha no universo de Paulo Freire, patrono da educação brasileira, a partir de debate com Nita Freire, Jorge Claudio Ribeiro e Martinho Condini, registrado na seção <em>Memória Viva</em>. Resgata, na editoria <em>Trabalho</em>, a história e importância dos sindicatos na luta pelos direitos dos trabalhadores na sociedade. No <em>Dossiê</em>, depoimentos de diretores e assessores desenham a trajetória do SinproSP a partir de 1978, com o país a caminho da redemocratização e em busca de um novo momento político, econômico e social. Artigo produzido especialmente para a editoria <em>Educação</em> discute o papel da categoria docente frente ao novo marco regulatório do ensino à distância na Educação Superior (Decreto nº 12.456, de 19 de maio de 2025). Trata-se de leitura imprescindível aos professores, pesquisadores da educação, estudantes, entidades de classe e movimentos sociais, dada a atualidade e complexidade dos temas abordados.
Com periodicidade semestral, a revista Giz promove o necessário encontro da Educação com as novas perspectivas e desafios colocados pelas ciências, as tecnologias, as artes, a política e a cultura. Ela chega para ajudar a fomentar reflexões que se constituam em referência para toda a categoria. Ajude a espalhar a edição! E boa leitura.