DIAP - Professores: Legislativo vota pacote da educação
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou nesta terça-feira, dia 14, que a Casa assume a responsabilidade de aprovar novo PNE (Plano Nacional de Educação), que seja de fato nacional, inclusivo e capaz de promover educação pública de qualidade em todo o País. O novo PNE — PL 2.614/24, do Poder Executivo —, em análise na Câmara, define como prioridade a alfabetização plena de todas as crianças até o final do segundo ano do ensino fundamental.
“O futuro do Brasil passa pela aprovação deste Plano. Ele estabelece metas que exigem um esforço coletivo — dos municípios, estados e governo federal — para que o País avance substancialmente na próxima década”, afirmou Motta, durante reunião de leitura do parecer do relator, deputado Moses Rodrigues (União-CE).
O novo PNE é uma das principais agendas educacionais do País. Ele deve orientar políticas públicas e investimentos até 2035, estabelecendo diretrizes para a redução das desigualdades regionais e o fortalecimento do ensino público em todas as etapas. A expectativa do governo e do Congresso é que o plano seja votado e aprovado ainda em 2025, garantindo continuidade às metas nacionais de educação.
<em>Por Neuriberg Dias, jornalista, analista político e diretor de Documentação do Diap - Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar.</em>