Campanha Salarial

Fepesp e Sindicatos começam a negociar o acordo coletivo do SESI/SENAI

Atualizada em 04/02/2026 15:12

Na terça-feira (03/02), diretores do SinproSP, juntamente com representantes da Federação dos Professores do Estado de São Paulo (Fepesp) e dos demais sindicatos integrantes, entregaram a pauta de reivindicações aos dirigentes do SESI/SENAI, dando início às negociações do acordo coletivo de 2026.

 

Mais de 300 professoras e professores participaram da construção coletiva da pauta na assembleia estadual unificada realizada no dia 29 de janeiro. Entre as reivindicações estão reajuste salarial com base no INPC + 50% do índice inflacionário; aumento de 20% no valor da hora-atividade; aumento do valor dos vales refeição e alimentação. Além disso, também foi reivindicado:

 

- Abono especial – Pagamento de 18% da remuneração mensal bruta de setembro de 2026 a ser pago até 15 de outubro.

 

- Atuação docente dos professores de Educação Básica I exclusivamente nas turmas em que são regentes.

 

- Implementação de núcleos de inclusão com equipe interdisciplinar para apoiar e assessorar professores e alunos, além de profissional de apoio em sala de aula, com formação especializada.

 

- Pagamento adicional quando solicitar a elaboração, aplicação de atividades avaliativas substitutivas e a orientação de trabalhos acadêmicos, bem como de atividades avaliativas adaptadas para discentes portadores de singularidades, ou com déficit de aprendizagem.

 

- Saúde mental e assédio - De acordo com a prevenção às doenças mentais e ao assédio disciplinada pelas Normas Reguladoras do Ministério do Trabalho e Emprego, cabe ao SESI-SP cumprir as regulamentações; fornecer ao Sindicato a possibilidade de acompanhamento dos Programas de Gerenciamento de Risco e garantir à CIPA condições plenas de funcionamento.

 

- Isonomia salarial entre professores especialistas que atuam no Ensino Fundamental I ou Fundamental II, considerando-se a equiparação pelo maior valor de hora-aula.

 

- Adicional por correção de redações.

 

- Proibição de contratação de docentes como Pessoa Jurídica (PJ) para disciplinas curriculares e cursos regulares.

 

- Acréscimo de horas adicionais à carga horária dos professores que ministram aulas de matemática ou português para elaboração do Plano de Ação.

 

- Encaminhamento da relação nominal de docentes empregados à entidade sindical.

 

A Fepesp, o SinproSP e os demais sindicatos da base seguirão informando professoras e professores sobre o andamento das reuniões, os posicionamentos apresentados e os próximos passos das negociações com o Sesi-SP e o Senai-SP. A mobilização, a unidade sindical e a participação da categoria seguem sendo fundamentais para a defesa dos direitos e para a construção de avanços concretos na campanha salarial de 2026.

 

Confira a íntegra das pautas de reivindicações: 

 

Pauta de reivindicações do Sesi-SP – data-base 2026
Acesse o documento completo com os eixos, cláusulas e reivindicações aprovadas em Assembleia Estadual Unificada.
Clique aqui para acessar a pauta do Sesi-SP

 

Pauta de reivindicações do Senai-SP – data-base 2026
Confira a íntegra da pauta entregue à representação patronal, com os pontos centrais da negociação salarial e das condições de trabalho.
Clique aqui para acessar a pauta do Senai-SP

Pauta de reivindicações do Senai-SP Ensino Superior – data-base 2026
 

Veja as reivindicações específicas aprovadas para o Ensino Superior do Senai-SP, construídas a partir do debate com a categoria.
Clique aqui para acessar a pauta do Senai-SP Ensino Superior

 

Mais informações:  

https://fepesp.org.br/noticia/fepesp-e-sindicatos-da-base-entregam-pauta-de-reivindicacoes-ao-sesi-sp-e-ao-senai-sp-e-iniciam-negociacoes-da-data-base-2026/

 

 

 

 

.