Aumento do valor da hora-aula e extensão do vale-refeição são bandeiras de luta
Na noite de quinta-feira (05/02), professoras e professores do Ensino Médio do Senac-SP participaram de assembleia unificada estadual remota para definir a pauta de reivindicações da Campanha Salarial de 2026 com foco no pacote econômico.
Por unanimidade, a assembleia aprovou aumento do valor da hora-aula para R$50,00 acrescido de hora-atividade de 6% e descanso semanal remunerado de 1/6 a fim de recuperar as perdas inflacionárias e obter aumento real. Deliberou também pela extensão do benefício do Vale Refeição para professoras e professores com carga horária inferior a 30 horas semanais.
Vale destacar que o Acordo Coletivo de Trabalho deste segmento tem vigência até 28 de fevereiro de 2027 e, portanto, itens como recesso, férias, garantia semestral de salários e abono de 18% já estão garantidos em 2026.
A pauta de reivindicações será entregue à direção do Senac no próximo dia 11 de fevereiro, dando início, portanto, às rodadas de negociação da campanha salarial deste ano. A assembleia passa a ter caráter permanente como forma de reforçar a mobilização das professoras e dos professores e conferir agilidade às ações sindicais nas mesas de negociação.
Em breve, divulgaremos o documento final a ser entregue à direção do Senac, assim como as atualizações sobre as negociações em curso.