SinproSP visita mais de mil escolas e sindicaliza 1.228 docentes em 2025
No ano passado, a equipe de agentes sindicais e de diretores de base do SinproSP visitou 1.003 estabelecimentos de ensino na capital paulista - um aumento de 13,84% com relação a 2024. Foram 1.228 novos sindicalizados, a maioria mulheres (76%) nas faixas etárias de 30 a 49 anos, sendo que 68% delas lecionam no Ensino Básico.
Divididas por nível de ensino, foram 98 visitas em escolas exclusivamente de Ensino Infantil; 849 de Ensino Básico e 56 de Ensino Superior. Durante as visitas, professoras e professores recebem informações sobre direitos trabalhistas, conquistas que estão nas Convenções Coletivas de Trabalho, benefícios oferecidos pelo Sindicato e serviços que os sindicalizados podem acessar.
"As visitas constroem confiança. Quando o sindicato está presente, a professora e o professor sabem que não estão sozinhos. Essa presença constante é o que mantém a categoria mobilizada, fortalecida e preparada para enfrentar desafios e avançar em novas conquistas", explicou Patrícia Tavolassi, gerente de arrecadação e integração escolar do SinproSP, que também destacou que o plano para 2026 é priorizar escolas que nunca foram visitadas.
Vale registrar que, em 2025, 90 instituições de ensino não permitiram a entrada dos representantes do sindicato em suas dependências. As desculpas foram variadas, como falta de data disponível para receber os representantes; falta de espaço para a reunião, falta de interesse da escola na visita ou mesmo que nova visita não era necessária pois o corpo docente não tinha mudado.
O SinproSP decidiu divulgar o nome dessas escolas com atitudes anti-sindicais por meio de suas redes sociais, site e boletins. A repercussão foi grande e algumas escolas reclamaram de ter seu nome exposto alegando que pagam direito os docentes, que o ambiente escolar é saudável, entre outros.
Barrar a entrada do Sindicato na escola é uma atitude antissindical. Como sempre dissemos, as visitas são uma das maneiras de informar professoras e professores sobre direitos trabalhistas, conquistas que estão nas Convenções Coletivas, benefícios oferecidos pelo Sindicato e serviços que sindicalizadas e sindicalizados podem acessar.
Se você deseja a visita do SinproSP na escola em que leciona, envie um e-mail para: visitas@sinprosp.org.br
Vamos lutar por nossos direitos.