Geral

5 de outubro: Dia Mundial do Professor

Atualizada em 04/10/2007 19:21

A luta por melhores condições de trabalho para os professores é o tema central das comemorações do Dia Mundial do Professor 2007, que acontece no dia 5 de outubro. A data foi criada pela UNESCO em 1994 com o objetivo de chamar atenção para o papel fundamental que os professores têm na sociedade.

Neste ano, o objetivo é chamar a atenção para o fato de que melhores condições de trabalho para os professores garantem melhores condições de aprendizagem para os alunos.

Em outras palavras, é preciso permitir salários dignos – e que sejam pagos corretamente –, respeito aos direitos trabalhistas, equiparação de direitos e salários entre homens e mulheres, oportunidades de capacitação e de crescimento profissional, ambiente de trabalho decente, participação no desenvolvimento de políticas educacionais, entre outras questões.

Origem da data
A origem do Dia Mundial do Professor está ligada à divulgação do primeiro grande documento internacional sobre as condições de trabalho, direitos e responsabilidades dos docentes, conhecido como “Recomendações sobre a Condição do Professores da UNESCO e Organização Mundial do Trabalho”, em 5 de outubro de 1966.

.