SINPRO-SP derrota golpe de escolas contra direitos dos professores

Atualizada em 16/05/2008 17:00

Decisão tomada nesta quinta-feira, 15/5, pela Justiça do Trabalho negou a grupo de donos de escola a possibilidade de acabar com direitos históricos dos professores. Julgamento de dissídio coletivo impetrado por pequenos sindicatos patronais contra o SINPRO-SP foi considerado nulo sob a alegação de os direitos da categoria não poderiam ser violados.

Trata-se de uma importante vitória dos professores. Isso porque tira qualquer tipo de força dos sindicatos criados por patrões que tinham como objetivo desmontar a convenção coletiva da educação básica.

Assim, não resta qualquer dúvida: o conjunto de direitos conquistados pelos professores ao longo dos últimos anos deve ser respeitado. Com a decisão da Justiça, nenhuma escola pode alegar estar filiada a outro sindicato patronal para não seguir a norma coletiva em vigor. A convenção é lei e deve ser cumprida.