Não responda este e-mail. Caso não visualize corretamente o boletim, clique aqui
Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

Na assembleia de docentes do Ensino Superior desta quinta-feira, 12 de junho, professoras e professores aprovaram, por 93% dos votos e sem nenhuma manifestação contrária, a Contribuição Assistencial de 2025 no valor de 3%.

A Contribuição incide exclusivamente sobre professoras e professores não sindicalizados e que não se opuserem ao pagamento. É parcela anual única e referente apenas ao salário de um estabelecimento de ensino no qual o docente leciona.

Para entender melhor como este processo funciona, leia o "Guia Prático sobre a Contribuição Assistencial para Professoras e Professores", acompanhe os boletins e as demais publicações do Sinpro no site e nas redes sociais.

Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

Acesse aqui o Comunicado Conjunto da Convenção Coletiva do Ensino Superior 2025. O documento antecipa definições que integrarão a versão definitiva da Convenção, que tem previsão de assinatura para a próxima semana.

Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

A primeira audiência do dissídio coletivo dos professores da Educação Básica para tratar da Cláusula 63 será no dia 23 de junho, quinta-feira, às 14h, no TRT. Estarão presentes a Federação dos Professores no Estado de São Paulo (Fepesp), representando os docentes do estado de São Paulo e seus sindicatos integrantes, e o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo (SIEESP), que representa os estabelecimentos de ensino básico privado.

A 63 é uma das cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho de 2024. Seu texto estabelece regras para o pagamento pela elaboração de atividades avaliativas substitutivas, adaptadas e por orientação de trabalhos acadêmicos. Sua vigência expirou em fevereiro de 2025 devido ao impasse nas negociações da campanha salarial ante a recusa da representação patronal de mantê-la como norma.

Saiba mais sobre as negociações da 63
Consulte também os canais de comunicação da Fepesp

Carregue as imagens para visualizar o conteúdo
Assembleia de Prestação de Contas para Sindicalizados: Inscrições aqui
Carregue as imagens para visualizar o conteúdo
Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

Início, duração, data de pagamento, quem tem ou não direito? Essas são apenas algumas dúvidas que aparecem quando o assunto é férias coletivas das professoras e dos professores.

Confira no site um pequeno guia com todas as informações sobre esse direito tão importante para a categoria.

Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

Na última quinta-feira, 12 de junho, a diretoria da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (CONTEE) reuniu-se com Marta Abramo, Secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação (SERES / MEC), e Daniel Ximenes, Diretor de Regulação da Educação Superior do MEC, para tratar da portaria que regulamenta a EAD no Ensino Superior.

O encontro, do qual participaram Celso Napolitano, presidente do SinproSP e da Fepesp, e Madalena Guasco Peixoto, diretora do SinproSP e coordenadora da secretaria geral da CONTEE, teve como propósito delinear e detalhar o papel e a função do mediador pedagógico na Educação a Distância e nas atividades síncronas mediadas.

Também estiveram presentes à reunião, pela CONTEE, Alan Francisco de Carvalho, Rodrigo de Paula e Elson Simões Paiva.

Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

O SinproSP recebeu, recentemente, 22 denúncias de escolas que não estão cumprindo o pagamento das festas juninas como hora extra, contabilizando até agora 873 professores afetados.

Além da convocação das instituições de ensino para a negociação sobre o pagamento dos créditos devidos aos docentes, o SinproSP Móvel está percorrendo itinerários de festas juninas para alertar e denunciar as escolas que descumprem a Convenção Coletiva.

Se a sua escola está desrespeitando a CLT e a Convenção Coletiva de Trabalho da categoria, denuncie imediatamente ao SinproSP para que as devidas providências possam ser adotadas. Basta acessar este link. O sigilo é garantido.

Você encontra mais informações sobre o tema aqui.

Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

Para análise e deliberação sobre a contraproposta patronal da Convenção Coletiva de Trabalho, professoras e professores da Educação Infantil se reúnem em assembleia no dia 28 de junho, sábado, às 9h, de forma remota. No caso de recusa, serão discutidas formas de mobilização e luta para as próximas semanas.

Vale esclarecer que a Campanha Salarial de professores que lecionam em escolas que atuam exclusivamente na educação infantil ocorre após anulação judicial da Convenção Coletiva entre o SIEEESP (Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo) e o Senalba (Sindicato dos Empregados em Entidades Culturais, Recreativas, de Assistência Social, de Orientação e Formação Profissional) em ação movida pela defesa de que a legítima representação dos professores do município de São Paulo é do SinproSP.

Para participar da assembleia, inscreva-se aqui.

Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

Na edição de junho de Encontros Literários, Celso Napolitano e Luiz Antônio Barbagli entrevistam João Guilherme Vargas Netto, intelectual dedicado às lutas do movimento sindical brasileiro.

Trata-se de uma conversa imperdível para entender como o movimento sindical chegou até aqui e por quais caminhos poderá trilhar para se manter forte e atuante no mundo do trabalho. Confira a entrevista aqui

Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

Nesta segunda-feira, 16 de junho, às 19 horas, com transmissão ao vivo pelo YouTube, a Escola de Professores do SinproSP promoverá uma roda de conversa sobre como conviver em uma sociedade impactada pelas mudanças climáticas.

O evento, online e gratuito, reunirá os pesquisadores Carlos Nobre e Guarany Osório, além do líder indigenista Almir Suruí para refletir sobre o papel de cada cidadão e como reagir frente ao quadro atual de emergências climáticas.

Para participar é preciso fazer a inscrição aqui.

Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

"O problema da leitura é um reflexo de algo anterior. É consequência, não causa", reflete Carolina Vigna, professora, escritora, pesquisadora e artista visual.

No Brasil, a crise da leitura é um sintoma de falhas estruturais mais profundas que geram lacunas no processo de aprendizagem. Enquanto isso, professores enfrentam o desafio de serem vistos, ao mesmo tempo, como solução e problema, tudo isso em meio ao esgotamento e aos obstáculos de engajamento dos alunos.

Em reportagem, a revista GIZ destaca os desafios enfrentados pelos educadores diante de um cenário de desvalorização da profissão, excesso de demandas e estudantes cada vez mais imersos em outros estímulos. A matéria está disponível na edição nº4.

Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

De 14 e 22 de junho acontece a 4° edição da Feira do Livro na Praça Charles Miller, no Pacaembu, zona oeste da capital. Montada ao livre e com entrada gratuita, a Feira 2025 contará com mais de 200 convidados, debates, oficinas, contações de histórias, além de estandes de editoras e uma livraria para sessões de autógrafos.

A programação conta com temas importantes como meio ambiente, igualdade de gênero, antirracismo, literatura indígena, além de política, ciências sociais, matemática, poesia e romance.

Para chegar ao local de transporte público, uma boa notícia: haverá ônibus gratuito com ponto de embarque e desembarque na estação Paulista do Metrô (linha amarela, acesso à Rua da Consolação, ao lado do Cine Belas Artes). Horário de funcionamento: das 11h às 21h nos dias de semana e das 10h às 21h nos fins de semana e feriado de Corpus Christi.

Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

A Companhia Pia Fraus apresenta a peça teatral infantil "Dinossauros do Brasil" neste domingo, 15 de junho, às 16h, na Praça Geraldo Cândido do Nascimento, no bairro Cumbica, em Guarulhos. A entrada é gratuita.

O espetáculo, inspirado no livro "Novo Guia Completo dos Dinossauros do Brasil", do paleontólogo e escritor Luiz Eduardo Anelli, mescla teatro de bonecos, danças, máscaras, circo e artes plásticas, para contar sobre o surgimento desses incríveis animais da pré-história, de forma leve e criativa.

Carregue as imagens para visualizar o conteúdo Baixe o APP na Google Play Baixe o APP na Apple Store
Carregue as imagens para visualizar o conteúdo
O SinproSP respeita a sua privacidade. Esperamos que você tenha apreciado esta mensagem.
Caso não deseje mais receber nosso boletim via e-mail, clique aqui para cancelar sua inscrição.