Não responda este e-mail. Caso não visualize corretamente o boletim, clique aqui
Carregue as imagens para visualizar o conteúdo
Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

A estabilidade de 90 dias determinada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2) no julgamento do Dissídio Coletivo sobre a cláusula 63, em 05 de novembro último, está MANTIDA por conta da decisão unânime dos desembargadores divulgada na tarde desta quinta-feira, 18 de dezembro, que negou os embargos declaratórios do sindicato patronal (Sieeesp). Leia o acórdão

“Os desembargadores se debruçaram sobre os argumentos patronais e decidiram rejeitar os embargos de declaração. Portanto, a decisão do TRT está vigente. Todos os professores e todas as professoras da educação básica dos estabelecimentos privados de ensino da cidade de São Paulo e da base da Fepesp são estáveis. Ou seja, não podem ser demitidos até o dia 02 de fevereiro de 2026”, disse o Presidente do SinproSP, Celso Napolitano, durante live transmitida via instagram para divulgar o resultado do julgamento.

Todos os professores que foram demitidos devem procurar o Sindicato no retorno do nosso recesso, a partir de 13 de janeiro. Leia mais sobre a cláusula 63 e o julgamento do TRT

Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

O SinproSP continua notificando escolas que estão demitindo, por razão imotivada, professoras e professores no período de estabilidade (de 05/11/25 a 02/02/26). Até agora já são 94 escolas praticando demissões irregulares. A lista com todas elas você confere aqui

Se você foi demitido ou sabe que sua escola está dispensando docentes, avise o SinproSP via formulário eletrônico. O anonimato é garantido.

Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

O ano de 2025 foi cheio de desafios, resistência e, sobretudo, de muitas lutas no Sindicato dos Professores de São Paulo. E para finalizar em grande estilo, produzimos uma retrospectiva de momentos e fatos mais marcantes do período, cuja íntegra pode ser lida aqui.

O SinproSP estará de férias coletivas a partir da próxima segunda-feira, 22 de dezembro. Por isso, desde já desejamos Boas Festas a todas e todos que participam das nossas lutas! Que a sabedoria também seja nossa companheira para que, em 2026, saibamos eleger candidatas e candidatos para que, acima de tudo, nos garantam bem-estar e dignidade.

Retornaremos em 13 de janeiro de 2026, com as baterias recarregadas e prontos para as novas lutas que nos esperam nas Campanhas Salariais!

Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

A Fepesp (Federação dos Professores no Estado de São Paulo) acordou com os 25 sindicatos integrantes, dentre os quais o SinproSP, que as Campanhas Salariais de 2026 serão estaduais e unificadas.

Então, anote na agenda e coloque lembrete no celular: as datas das assembleias remotas de definição da pauta da Campanha já estão definidas:

29 de janeiro, 19h30 - Sesi e Senai
05 de fevereiro, 14h - Senac Superior
05 de fevereiro, 19h - Senac Ensino Médio
12 de fevereiro, 14h - Ensino Superior

Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

No início de dezembro, as diretoras do SinproSP, Silvia Barbara e Sandra Caballero, participaram da etapa estadual preparatória para a II Conferência Nacional do Trabalho, que será realizada em São Paulo, em março de 2026. Os temas aprovados foram discutidos por representantes do governo, dos trabalhadores e dos empregadores. De acordo com Silvia Barbara, “a etapa estadual é importante porque cria um espaço de discussão de temas relevantes antes do debate nacional. Discutimos sobre o marco regulatório do trabalho nas plataformas, a proteção do trabalhador diante das novas tecnologias e a pejotização”, disse a diretora, eleita delegada suplente para participar da Conferência Nacional.

Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

Como parte das comemorações dos seus 70 anos, o DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) promoveu nos dias 11 e 12 de dezembro, em São Paulo, o seminário internacional “Disputar a renda, reduzir desigualdades”. A palestra principal foi ministrada por Thomas Coutrot, representante do Instituto de Pesquisa Econômica e Social da França.

Segundo os diretores do SinproSP que participararm do evento - Sandra Caballero, Silvia Barbara e Iberê Moreno -, o evento propôs discussão de temas como precarização do trabalho nos aplicativos, os novos desafios do mundo do trabalho, formações sobre tributação, questões de gênero e alimentação saudável. “Foram dois dias de celebração. Em sua palestra, Coutrot destacou a importância de acolher bem os trabalhadores no sindicato, que deve ser um espaço de diálogo sobre a nova realidade do trabalho”, conta Iberê Moreno. Além de destacar a importância dos temas tratados na programação, Sandra Caballero também ressalta a fala do representante do Instituto de Pesquisa Econômica e Social da França, que expôs a necessidade de os sindicatos “encantarem os trabalhadores para que eles retomem as lutas coletivas”.

Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

O Clube de Leitura da Escola de Professores do SinproSP está remodelado e, desde já, convida professoras e professores a participarem de suas atividades de 2026. O primeiro encontro será online, em 25 de fevereiro, quarta-feira, com mediação de Marlise Vaz Bridi, doutora em Literatura Portuguesa, professora aposentada da Universidade Mackenzie e professora emérita da USP - Universidade de São Paulo.

E atenção: a primeira leitura do ano será a obra “Dois Irmãos”, de Milton Hatoum, um romance denso sobre a destruição das relações humanas pelo ciúme e pelo tempo, ambientado em uma Manaus cheia de contrastes, com uma linguagem poética e uma estrutura narrativa complexa que convida à reflexão sobre a memória e a identidade. “É um livro de alta qualidade literária que trata de assuntos de interesse de professores e de um período importante da nossa História”, diz Marlise.

Em janeiro, retornaremos com mais detalhes sobre o Clube de Leitura e também com as novidades da programação do 1º semestre da Escola de Professores. Acompanhe!

Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

Nesta última edição do ano de Encontros Literários, os diretores do SinproSP, Neusa Bastos e Ailton Fernandes, recuperam a trajetória musical de Ivan Vilela, uma das maiores referências na viola caipira e nos estudos de cultura popular brasileira. Para conhecer mais a fundo a sua obra, assista a entrevista completa recheada de histórias sobre cultura popular, música caipira e o som da viola, seu instrumento do coração, disponível no canal do SinproSP no Youtube.

Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

Na Plataforma de Benefícios do SinproSP você encontra diversas opções de presentes. Nesta semana você encontra desconto de até 15% em roupas e calçados nas lojas Renner e Riachuelo; até 30% em perfumaria e cosméticos na Dailus ou Boticário, até 15% em brinquedos na Toymania ou Lego, e até 10% em tv e celulares nas Casas Bahia ou na LG. Mas para usufruir de todas essas vantagens, é preciso ser sindicalizado e cadastrado na Plataforma. Ainda não tem cadastro? Veja como é simples: entre aqui e siga as instruções. E se você é cadastrado, corra e aproveite já os descontos. As ofertas estão imperdíveis!

Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

O SinproSP está trabalhando arduamente para defender os direitos e interesses de professoras e professores. Para acompanhar tudo de perto, ficar por dentro das últimas notícias, atualizações e ações do Sindicato, junte-se à nossa comunidade no WhatsApp. Assim, você terá acesso às principais notícias de interesse da categoria; aos alertas de mobilização e ações do Sindicato; às informações sobre os cursos da Escola de Professores, além dos sorteios e todas as novidades disponíveis na Plataforma de Benefícios. Para facilitar a sua adesão, separamos as comunidades por segmentos. Chega mais! Basta clicar no link correspondente (link corrigido)

Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

Confira se seus dados pessoais e profissionais estão atualizados no site do SinproSP. Confira, em especial, endereço, e-mail e telefone de contato. Atualização cadastral aqui

Carregue as imagens para visualizar o conteúdo

Carlos Drummond de Andrade

Para você ganhar belíssimo Ano Novo
cor do arco-íris, ou da cor da sua paz,
Ano Novo sem comparação com todo o tempo já vivido
(mal vivido talvez ou sem sentido)
para você ganhar um ano
não apenas pintado de novo, remendado às carreiras,
mas novo nas sementinhas do vir-a-ser;
novo
até no coração das coisas menos percebidas
(a começar pelo seu interior)
novo, espontâneo, que de tão perfeito nem se nota,
mas com ele se come, se passeia,
se ama, se compreende, se trabalha,
você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita,
não precisa expedir nem receber mensagens
(planta recebe mensagens?
passa telegramas?)

Não precisa
fazer lista de boas intenções
para arquivá-las na gaveta. Não precisa
fazer lista de boas intenções
para arquivá-las na gaveta.
Não precisa chorar arrependido
pelas besteiras consumadas
nem parvamente acreditar
que por decreto de esperança
a partir de janeiro as coisas mudem
e seja tudo claridade, recompensa,
justiça entre os homens e as nações,
liberdade com cheiro e gosto de pão matinal,
direitos respeitados, começando
pelo direito augusto de viver.

Para ganhar um Ano Novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre.

www.sinprosp.org.br
Baixe o aplicativo do SinproSP Siga-nos
Carregue as imagens para visualizar o conteúdo
O SinproSP respeita a sua privacidade. Esperamos que você tenha apreciado esta mensagem. Caso não deseje mais receber nosso boletim via e-mail, clique aqui para cancelar sua inscrição.