Direitos

SinproSP vence na Justiça e Unipaulistana é obrigada a pagar PLR aos professores

Atualizada em 14/02/2022 18:22

A Justiça do Trabalho condenou a Unipaulistana a pagar a participação nos lucros ou resultados (PLR) ou o abono especial de 50% , além de multa por atraso, a todos os professores que lecionaram na instituição em 2021. A ação foi movida pelo SinproSP como substituto processual da categoria. Não cabe mais recurso da decisão, que foi publicada agora, em fevereiro.

O pagamento ainda deve levar um tempo, segundo a advogada do SinproSP, Cristina de Souza Castro: "Estamos iniciando agora a fase de execução da sentença. O Sindicato apresentará os valores devidos atualizados e o juiz intimará a mantenedora para que tome ciência”, afirmou. Ela explica que, se  a Unipaulistana divergir dos valores, o juiz pode pedir um laudo pericial antes de determinar o montante que a mantenedora terá que pagar.

A cobrança da PLR/abono

A Convenção Coletiva de Trabalho assegurou a todos os professores do ensino superior privado em São Paulo participação nos resultados (PLR) ou abono especial de 50%, pago em até duas parcelas: a primeira, até 06 de junho e a segunda, até 15 de outubro. Como tem feito sempre, o SinproSP deu ampla divulgação sobre esse direito e estimulou os professores a denunciarem as instituições que deixaram de pagar.

A Unipaulistana foi uma das instituições denunciadas. De imediato, o SinproSP iniciou a cobrança, convocando uma reunião no Foro Conciliação de Conflitos Coletivo para 19 de julho, mas a instituição não compareceu. Em mais uma tentativa para que os professores recebessem rapidamente o que lhes era devido, o Sindicato convocou nova reunião em agosto, que terminou sem acordo.

O Sindicato aguardou o prazo de pagamento da segunda parcela do abono – 15 de outubro – para ajuizar a ação e cobrar o total devido, as duas parcelas. Agora, a Unipaulistana não tem mais para onde correr: precisa pagar o que deve! O valor que será corrigido e acrescido de multa por atraso.

Os professores devem aguardar e manter o seu cadastro no SinproSP sempre atualizado (para sindicalizados, acesse aqui), para que possamos entrar em contato quando toda a tramitação estiver finalizada. Precisando, escreva para o e-mail paulistana@sinprosp.org.br

Importante: o departamento jurídico não envia whatsapp e nunca pede dinheiro aos professores. Tome muito cuidado com golpistas!